top of page

Porque voltamos a ganhar peso? Não adianta ficar magro e manter a cabeça gorda!


Por que voltamos a engordar depois de terminar uma jornada de emagrecimento?

A nosso ver por dois motivos:


A principal razão que leva o gordinho a procurar ajuda é a questão estética. Independente de outros problemas, a obesidade é uma questão “aparente” que implica a privacidade do individuo que é confrontado por exigências estéticas, familiares, físicas porque compromete a habilidade de realizar movimentos, sociais e por fim, de saúde se o problema não for controlado e resolvido a tempo de evitar as numerosas doenças e complicações bastante conhecidas decorrentes do excesso de peso.

http://loco111cunha.wixsite.com/mygoal-personalplan

Mas vamos ao que acontece depois…

Depois de emagrecer, o ‘novo magro’ encontra a paz em muitos sectores da vida: sente-se mais ágil, não pára de receber criticas a respeito da sua nova aparência, uma melhoria na sua saúde em geral e o ‘novo magro’ sente que alcançou o objectivo e pensa que pode enfim voltar à vida ‘normal’.

O ‘novo magro’ volta a engordar…

Mas a vida normal de um ‘novo magro’ não é igual à vida normal de uma pessoa que nunca encontrou problemas em controlar o peso.

O ‘novo magro’ continua a ter compulsão alimentar e uma ansiedade incontrolável que só busca comida. Por isso não basta perder peso, tem que haver uma reeducação alimentar que passa pelo controlo emocional e pelo controlo da ansiedade voraz por comida.

Por isso não adianta emagrecer o corpo se continuar com cabeça gorda!

Perder barriga e gordura localizada dá impressão que o processo terminou e que o objectivo foi concretizado.

Quando se atinge o peso ideal, muitas pessoas ainda não entenderam que não é o momento de parar! Há um período (que pode ir de 1 a 2 anos, dependendo de caso para caso), no qual o organismo e metabolismo do ‘novo magro’ leva para que esqueça o peso de gordo e grave o peso de magro. Sem isto é quase impossível obtermos sucesso a longo prazo num programa de emagrecimento. O corpo precisa desse tempo para obter sucesso e permanecer magro a longo prazo. Senão... tudo será em vão.


Outra razão pela qual se torna muito difícil a manutenção do peso ideal, e consideramos nós a mais responsável, é que pessoas com excesso de peso por norma são viciadas em hidratos de carbono (que não é uma droga) mais especificamente em açúcares, que segundo muitos estudos e especialistas, o açúcar simples é uma droga que causa dependência semelhante à cocaína. Ora neste panorama de vício e comparativamente a outros vícios como o álcool, drogas, tabaco, jogo, etc, o açúcar não pode ser totalmente eliminado numa dieta como no caso de tratamentos de vícios como anteriormente referidos. É esta a grande dificuldade no tratamento do excesso de peso, pois não é tão linear como no tratamento de outros vícios em que se elimina totalmente o ‘vício’. Seria como dizer para um alcoólico beber, mas beber “pouquinho”… um viciado no jogo jogar, mas jogar pouquinho, um viciado em crack fumar, mas fumar “pouquinho”… será então o mesmo como mandar comer, mas comer pouquinho... É esta a grande dificuldade!!!


Nestes casos devemos recorrer e confiar em profissionais qualificados e experientes na área exercício físico e nutrição desportiva para que todo o processo seja o mais completo e coerente possível para cada individuo e cada objetivo. Num programa de emagrecimento, por vezes não basta seguir a dieta de 1200 Kcal (pois as calorias não são todas iguais) e a realização de exercícios se não houver um forte apoio que eleve a nossa força de vontade constantemente para que não nos deixemos cair na acomodação de achar que chegamos à meta, mas afinal ainda faltavam mais umas quantas voltas ao recinto!

Não é uma batalha fácil, são muitas batalhas difíceis mas possíveis até à sua vitória!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page