Porque não conseguimos emagrecer?!
- MyGoal
- 18 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
Quais serão os fatores que nos impedem de perder peso quando já quase nem comemos? Muita gente já se questionou sobre isso! Temos a certeza que haverão aquelas pessoas que dizem ‘Mas eu quase nem como nada...!’ ou ‘Acho que até engordo com o ar...’ mas na verdade ou não fazem a mínima ideia dos valores nutricionais do que comem ou simplesmente tentam se enganar a elas próprias! Óbvio!
Mas, não é tão simples assim... muitas pessoas não conseguem emagrecer mesmo comendo menos e isso é realmente intrigante!
A gordura acumulada no nosso corpo, seja ela uns desagradáveis ‘pneus’ ou internamente junto aos órgãos vitais, desempenha funções vitais no nosso corpo, pois nós precisamos de gordura! O que nos prejudica é o excesso.
Um dos principais erros envolvidos é fazer uma dieta EXTREMAMENTE RESTRITIVA, com restrição macronutricional muito intensa, reduzimos os níveis de uma importante hormona: a leptina.
A leptina é uma hormona produzida pelos adipócitos (células tecido gordo) que informa o cérebro sobre a quantidade de energia acumulada - quantidade de massa gorda. É fundamental na regulação do apetite e na capacidade que o organismo tem ou não para armazenar gordura.
A leptina é uma hormona que leva à saciedade! Quando comemos muito ela aumenta os seus níveis e manda uma mensagem para o cérebro para que a ingestão alimentar seja reduzida. Além disso, a leptina tem a importante função em aumentar o metabolismo energético, ou seja, a queima de gordura.
Quando perdemos gordura, a quantidade de leptina diminui também, até porque é uma hormona produzida pela próprio tecido adiposo, como já referimos.
Quando reduzimos a quantidade de comida que comemos, o nível de leptina cai e o nosso cérebro interpreta isso como uma mensagem de que é necessário economizar energia. Daí as dietas com ausência de carbohidratos, por exemplo, sejam desaconselhadas por longos períodos de tempo. Numa semana, os níveis de leptina podem cair até 50%. Essa diminuição implica uma diminuição na perda de gordura. A melhor maneira de combater esse efeito, é comer alimentos ricos em carbohidratos dos quais mais tiver vontade e na quantidade que quiser num dia de folga na semana, por exemplo.
Mas se, porventura, continuarmos com uma ingestão alimentar muito grande para as nossas características e desrespeitarmos o sinal que o nosso cérebro nos transmite para parar de comer em excesso, para além de engordarmos uns quilinhos corremos o risco de o nosso cérebro também deixar de respeitar a informação que a leptina lhe dá e esta perde a capacidade de nos diminuir o apetite.

Por outras palavras, tirar um dia ou uma refeição para comer o que gosta ajuda a restaurar os níveis de leptina.
Mas para um maior sucesso na perda de peso devemos a associar uma alimentação saudável e equilibrada juntamente com a pratica de exercício físico, como já é do conhecimento de todos nós!
Bons treinos!
MyGoal
コメント